Visão holística

Visão holística: qual sua importância no meio empresarial?

Compreender uma organização de forma completa é o objetivo da visão holística. Saiba mais sobre o assunto.
A visão holística vem ganhando cada vez mais força dentro das empresas. É com base nela que líderes e colaboradores estão repensando sua cultura organizacional para melhorar os processos. Conhecido também como holismo, o conceito promete se tornar cada vez mais presente no meio corporativo no futuro. Se você ainda não conhece o termo, vamos falar mais sobre ele:

Quais os benefícios dessa visão?

Quebra-cabeça completo representando a visão holística de um negócio.

A adoção dessa perspectiva no gerenciamento de um negócio é vantajosa em diversos aspectos. Alguns exemplos desses benefícios são:
  • Alinhamento de objetivos: apesar de diferentes metas, todos os setores da organização estarão alinhados em torno de um único objetivo;
  • Maior interação entre times: as equipes estarão mais dispostas a comunicar-se entre si, gerando maior troca de ideias;
  • Ambiente mais agradável: o local de trabalho fica mais confortável para os funcionários, que se sentem engajados pelas lideranças;
  • Decisões embasadas: o conhecimento completo da organização faz com que as decisões da gerência sejam mais assertivas. Isto é fundamental para superar desafios e no gerenciamento de crises;
  • Retenção de talentos: os funcionários se sentem mais valorizados quando seus líderes compreendem sua importância para o todo. Isso se reflete em uma retenção desses talentos.

Como aplicar essa visão?

Se um dos seus objetivos é implementar a visão holística dentro da estrutura da sua empresa, há algumas ações que podem ser realizadas para dar o passo inicial. Confira algumas delas:

Estude sua organização

Conhecer a fundo o seu negócio é indispensável para colocar o holismo em sua rotina diária. Identifique todas as áreas de sua empresa e seus recursos. Analise o perfil dos colaboradores e como eles contribuem com o ambiente organizacional. Desse modo, será mais simples entender a empresa como um todo e a relevância do trabalho de cada um para o funcionamento final da organização.

Defina uma política

Quais os valores da empresa? O que a motiva a realizar suas ações? Responder a essas perguntas é importante para motivar equipes e conseguir alinhar todos os colaboradores em torno dos mesmos ideais. Por isso, trace corretamente os valores, a missão e a visão da empresa.

Analise sua concorrência

Além de conhecer todos os seus componentes internos, é necessário ficar de olho nas estratégias dos concorrentes. Assim, é possível compreender tanto os desejos do seu público final como as características organizacionais das empresas do ramo que apresentam um bom desempenho.

Identifique as demandas

Tenha conhecimento das demandas de cada equipe. Entenda como trabalham para atingir o objetivo principal da organização e busque alinhar junto dos gestores formas de compartilhar os desafios e soluções encontradas com toda a empresa. Colocando essas atitudes em ação, é possível construir um ambiente propício para o crescimento e surgimento de novas ideias com a colaboração de todos os setores.