Na convivência diária, especialmente no trabalho, podem surgir divergências de ideias e personalidades. Quando isso acontece, é necessário que as lideranças tenham conhecimento de técnicas e soft skills de gestão de conflitos para preservar o ambiente organizacional. Em geral, imagina-se que o gerenciamento de conflitos esteja relacionado a uma mediação básica entre diferentes colaboradores com divergências. Entretanto, esse tipo de trabalho deve ser mais profundo e contínuo. Falar sobre gestão de conflitos é falar de um planejamento estratégico com o foco em orientar colaboradores de uma organização e evitar futuros problemas. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando este texto:
O que é gestão de conflitos?
O conflito é visto como um choque entre duas coisas, um antagonismo que, caso não controlado, pode crescer a ponto de prejudicar as relações interpessoais. Embora sejam naturais e até mesmo necessários para o desenvolvimento de mudanças de pensamento, é preciso saber gerenciar esses atritos. Divergências que fogem ao controle podem acabar de forma pouco amistosa ou respeitosa. A gestão de conflitos é um conjunto de ações estratégicas ligadas à área da gestão empresarial. Seu objetivo é administrar possíveis atritos entre duas partes com percepções opostas para manter o ambiente de trabalho mais pacífico e harmonioso. Os pontos de vista devem ser respeitados nesse processo para que tudo se resolva com empatia e respeito. Muitas vezes, conflitos também podem se tornar oportunidades de crescimento, de superação de desafios e até desenvolver a criatividade de colaboradores.
Os tipos de conflitos
Para a realização de uma gestão eficiente, é importante conhecer os diferentes tipos de conflitos que podem existir. Em geral, eles são divididos em três categorias:
- Conflito pessoal: trata-se das inquietações de um indivíduo e de como ele reage a determinadas situações. Pode levar a estados de insatisfação e estresse.
- Conflito interpessoal: são os atritos entre duas ou mais pessoas. São originários de opiniões diferentes perante a mesma situação. Em organizações, esses conflitos podem acontecer entre diferentes grupos ou setores.
- Conflito organizacional: esse tipo de atrito não está relacionado a questões de valores ou perspectivas. Surge na realidade por motivo de mudanças de processos ou fatores externos que afetam a organização.
Compreender a origem de uma divergência é essencial para explorar a forma correta de solucioná-la. Desse modo, é possível agir com rapidez para impedir que esses conflitos cresçam com o tempo.
Qual o papel do líder na gestão de conflitos?
As lideranças são essenciais para a resolução de problemas e atritos. Isso porque qualquer divergência não é um simples problema pessoal, mas algo que afeta toda a eficiência e os resultados de uma empresa. Os líderes devem estar atentos ao ambiente e à interação de seus colaboradores ou equipes. Ao notar possível desavenças, ele deve tomar a frente da situação, respeitando a opinião de todos e elaborando formas de atenuar possíveis questões e mediar embates. Um confronto mais profundo pode tornar o clima de uma empresa mais pesado. Isso seria prejudicial tanto para a equipe como um todo, como para o desenvolvimento dos processos de trabalho. Um líder preparado para lidar com essas questões é capaz de impedir que elas afetem o desempenho de seus colaboradores.
Como implementar essas estratégias
Para uma boa implementação de estratégias de gestão de conflitos, é preciso ter profundos conhecimentos de gestão de pessoas, bem como metodologias de controle de divergência. Por isso, em muitas empresas fica a cargo do RH propor planejamentos relacionados a essa questão. Organizações grandes podem contar com a ajuda de um profissional especializado nessa área. Nesses casos, seria ele o responsável por aplicar técnicas para prevenir conflitos e solucionar divergências de maneira respeitosa ou até mesmo estruturar um setor com esse objetivo. Alguns locais também oferecem treinamento focados no alinhamento de objetivos, relacionamentos interpessoais e técnicas de expressão junto aos colegas para evitar atritos.
As vantagens da gestão de conflitos
Além de preservar a harmonia do clima organizacional, a gestão de conflitos pode trazer diversos outros benefícios a uma empresa e seus processos. Entre eles, é possível citar:
Criação de um ambiente de colaboração
Quando os conflitos são trabalhados de maneira respeitosa, os colaboradores praticam mais a cooperação entre si. Essa é uma forma de conseguir unir diferentes equipes.
Fortalece o engajamento
Os colaboradores se sentirão mais abertos para manifestar suas ideias e opiniões. Desse modo, eles serão mais ativos no que diz respeito a atingirem os objetivos da organização.
Melhora a atração de talentos
Quando os profissionais se sentem mais à vontade em seu local de trabalho, eles dificilmente pedirão demissão e poderão indicar a organização a outros conhecidos. Desse modo, há retenção e atração de novos talentos.
Estimula a diversidade e criatividade
Ter diferentes opiniões faz parte de um local mais diverso e aberto a novas ideias. Quando há respeito por essas divergências de percepções, o ambiente torna-se mais criativo, uma vez que consegue analisar diferentes pontos de vista.
Como um profissional desenvolve habilidades de gestão de conflitos?
Como dito antes, esse setor está ligado a estudos de gestão empresarial, de modo que a melhor forma de desenvolver habilidades para mediar divergências é participando de cursos na área. Um curso de gestão de pessoas é o mais indicado, uma vez que ele se aprofunda nos conceitos da resolução de conflitos e no relacionamento interpessoal. Entretanto, há diversas opções de capacitação na área administrativa que oferecem disciplina de gestão de conflitos. O importante é a busca por uma qualificação e compreender os métodos utilizados para mitigar as divergências de uma organização.