Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet, produtores criativos de todo o Brasil podem obter incentivos fiscais para a realização de um projeto cultural.
Para isso, é necessário que a proposta seja bem elaborada e esteja de acordo com as regras do Governo para fazer parte do programa.
Para retirar todas as dúvidas sobre a estruturação de um bom projeto cultural, reunimos as principais informações sobre esse conteúdo a seguir
As leis de incentivo podem ser utilizadas em produtos audiovisuais como filmes, séries de televisão e programas de rádio. Propostas de ações em museus e preservação de patrimônios culturais também são consideradas produções culturais.
Produtores criativos devem elaborar o tema principal de sua proposta com base no segmento do projeto cultural ou escolher seu tipo depois de ter definido o assunto que guiará o produto final.
Planejando um projeto cultural
O projeto cultural é um documento com a identificação de todas as etapas e conteúdos essenciais para a concretização de uma obra ou de um evento artístico. Com tal documentação, produtores criativos podem obter diversos incentivos fiscais. Entretanto, para isso é preciso provar que a iniciativa segue as regras dispostas nas normas de incentivos fiscais. Quanto mais completas forem as informações presentes no projeto cultural, mais facilmente será possível ter acesso a incentivos fiscais do setor privado. Desse modo, alguns conteúdos relevantes a serem incluídos são:- Dados sobre as fontes de captação de recursos;
- Os objetivos finais do projeto;
- Sua importância para uma comunidade;
- A remuneração dos envolvidos;
- O cronograma de produção e finalização do projeto.
Tipos de projetos culturais
Ao redigir o projeto, os produtores culturais precisam considerar uma série de segmentos e produtos finais. O projeto cultural abrange um evento como um show, um espetáculo teatral, uma apresentação de dança ou uma exposição de artes plásticas.
As leis de incentivo podem ser utilizadas em produtos audiovisuais como filmes, séries de televisão e programas de rádio. Propostas de ações em museus e preservação de patrimônios culturais também são consideradas produções culturais.
Produtores criativos devem elaborar o tema principal de sua proposta com base no segmento do projeto cultural ou escolher seu tipo depois de ter definido o assunto que guiará o produto final.




