As equipes de contabilidade são essenciais para todas as organizações. São elas que registram corretamente documentos contábeis, a fim de evitar quaisquer problemas junto à lei. O auxiliar contábil é responsável por prestar suporte aos líderes dessas equipes.
Compreender o trabalho e a função dele é indispensável para quem busca se aprofundar na área da contabilidade. Confira a seguir mais detalhes sobre essa profissão e as competências que você deve desenvolver, caso queira se tornar um auxiliar contábil:
Entre suas atividades, é possível citar:
Atualmente, a relevância do auxiliar contábil vai muito além de seu papel como profissional que organiza informações e relatórios. Ele se tornou vital no desenvolvimento do planejamento financeiro de uma empresa.
Muitas vezes, as decisões que guiarão as estratégias de uma organização são feitas com base nos dados manuseados por esse especialista. Assim, ele participa de reuniões com líderes de outros setores e os ajuda a traçar os rumos futuros para um negócio.
As funções de um auxiliar contábil
A rotina do auxiliar contábil costuma envolver uma série de tarefas e obrigações no setor de contabilidade. Ele deverá acompanhar todas as operações financeiras de uma organização, para conseguir sistematizar seus lançamentos e participar de sua conciliação financeira.- Emitir de notas de venda;
- Entrar em contato com clientes;
- Registrar transações de forma adequada;
- Organizar relatórios e planilhas contáveis;
- Auxiliar no cálculo de impostos a pagar pela organização;
- Preencher documentos a serem entregues para órgãos estatais;
- Ajudar no preenchimento de livros fiscais;
- Repassar dados de alta relevância para os setores administrativos.