Toda empresa que busca conquistar um grande público no mercado precisa construir a identidade visual de sua marca por meio de peças e campanhas publicitárias. Graças a isso, quem deseja se tornar um designer gráfico pode alcançar diversas oportunidades profissionais e iniciar uma carreira altamente frutífera.
Essa área de atuação chama a atenção de pessoas que gostam de trabalhar com desenhos, análise de cores e todo o tipo de trabalho visual.
Entretanto, há quem pense que as atividades de um design gráfico se limitam à construção de imagens no Photoshop ou correção de fotografias. Acontece que esse setor é bem mais abrangente e oferece possibilidades que vão além da área de publicidade tão habitual.
Conheça a seguir algumas atividades do designer gráfico no mercado de trabalho:
Designer de produtos e embalagens
Construir a concepção visual de um produto ou a embalagem que o acompanhará é uma das possíveis funções de um profissional da área de design gráfico. Nesse momento, ele precisa considerar detalhes dessa produção: a sua facilidade de uso, o quão chamativo ele será para o público e a experiência que o cliente final terá. Algumas empresas até mesmo pedem para que sejam considerados os impactos ambientais do produto no momento da elaboração de uma concepção visual. Por isso, é preciso muito estudo para ingressar nesse campo. Entretanto, essa é uma das funções mais recompensadoras da área, pois oferece a oportunidade de trabalhar em projetos inovadores em todos os setores empresariais.Identidade visual de marca
Essa é uma das atividades mais comuns do designer gráfico. Ele será o responsável por dar vida ao conceito visual de uma marca ou negócio, formalizando todas as decisões tomadas nesse processo. As cores utilizadas por uma empresa, a tipografia de seu logotipo, as texturas aplicadas: tudo passa pela análise desse profissional. Assim ele criará peças e projetos com a identidade visual escolhida e atuará ao lado do time do marketing na construção de campanhas. Os conteúdos criados por quem trabalha com essa função variam e podem incluir camisetas, artes para redes sociais, banners para sites, além de muitos outros itens.Design Digital
Os profissionais que trabalham no desenvolvimento visual de sites, blogs, e-commerce ou outros conteúdos virtuais atuam com o chamado design digital. Nesses casos, eles precisam refletir sobre questões que vão além da estético do produto: é necessário também avaliar a experiência do usuário com a plataforma criada. Por isso, é recomendável que os indivíduos que trabalham com tais funções possuam algum conhecimento sobre user experience e suas aplicações no mercado. Além disso, esse profissional não age sozinho e precisa estar em contato constante com os times de TI de uma empresa para concluir um projeto.Design Gráfico Ambiental
Por qualquer ambiente que uma pessoa ande, seja no shopping, no aeroporto, no parque ou em uma rodovia, ela encontrará placas e sinalizações sobre sua localização. O responsável por criar esses materiais é o designer gráfico ambiental. O objetivo desse profissional é conseguir é transmitir visualmente e da forma mais simples possíveis informações relevantes de orientação espacial. Embora não seja obrigatório, é importante que esse indivíduo tenha noções de arquitetura e urbanismo para seguir carreira com essa função.Diagramação
Um designer gráfico também pode se especializar para trabalhar como diagramador. Essa função pode englobar desde a aplicação de técnicas de organização visual em revistas e jornais, como em plataformas digitais como site de notícias. Outros materiais gráficos como folders também podem ser produzidos por esse profissional. Além de um bom conhecimento de edição de imagens, esse profissional deve possuir maestria na utilização de tipografias que melhoram a leitura dos conteúdos produzidos.Principais habilidades de um designer
Como é possível notar, as possibilidades de atuação do designer gráfico são variadas e cada setor exige competências específicas. Entretanto, há um seleto grupo de habilidades esperadas que esse profissional possua e são muito valorizadas pelas empresas. Entre elas, pode-se citar:- A capacidade avançada de edição de imagens, uma vez que isso é básico para o desenvolvimento da maioria dos materiais que serão de responsabilidade do designer gráfico;
- Boa comunicação oral e escrita para promover uma interação eficiente com a equipe e até mesmo participar de reuniões sobre decisões visuais da empresa;
- Conhecimento de estratégias de marketing, uma vez que isso o ajudará a entender como construir conteúdos que de fato atraiam o público e estejam alinhados aos objetivos das campanhas de um negócio.