No mercado de trabalho, as competências de um operador de caixa requisitadas pelas empresas vão além da habilidade de efetuar cálculos com boa precisão.
Esse profissional é responsável por realizar o contato com o cliente e finalizar processos de venda de produtos. Por isso, a exigência para que ele realize um trabalho de excelência é grande e quem busca se candidatar a uma vaga nessa área deve demonstrar possuir uma alta qualificação para assumir essas responsabilidades.
Por tais motivos, no momento de elaborar um currículo com foco nesse cargo, é interessante conhecer as competências de um operador de caixa mais requisitadas pelo mercado. Confira algumas das principais logo a seguir e busque desenvolvê-las para se destacar.
Presteza e segurança
Em seu dia a dia, um operador de caixa terá que atender clientes com diferentes necessidades. Alguns podem exigir maior agilidade do atendente ao finalizar suas compras. Desse modo, o profissional deve demonstrar muita segurança em cumprir suas atividades com velocidade.
Obviamente, é imprescindível colocar o cuidado e a atenção em primeiro lugar, para que nenhuma operação financeira seja feita de forma incorreta. Entretanto, a presteza é uma valiosa competência, que ajuda até mesmo a impedir a formação de filas muito longas em locais movimentados, como mercados e bancos.
Experiência com Excel
O Excel é uma das ferramentas mais conhecidas para a criação de planilhas com contas simples ou complexas. Muitas vezes, um operador de caixa precisará registrar os ganhos ou dívidas de uma empresa e para isso utilizará tal software. Possuir experiência com essa plataforma ou pelo menos conhecê-la de forma intermediária é algo que pode ser bem útil ao profissional.
Ótima disciplina
A má organização ou a falta de atenção podem gerar prejuízos financeiros para uma empresa ou até mesmo para seus clientes. Isso prejudica a imagem de um negócio e gera reclamações direcionadas ao profissional responsável por lidar com as atividades monetárias.
Por tal motivo, o operador de caixa deve ser altamente disciplinado e atencioso. Ele precisa ter facilidade em compreender as metodologias de trabalho designadas a ele e segui-las de modo a evitar possíveis erros. Essa com certeza é uma das competências mais buscadas pelos gestores no momento de contratar colaboradores para tal cargo.
Conhecimentos administrativos
Pode ser solicitado que um operador de caixa realize importantes atividades internas como o registro de documentos e o fechamento de todas as contas do dia. Essas são operações ligadas a cargos administrativos. Em vista disso, é essencial que esse profissional tenha algumas noções de gestão para cumprir todas as tarefas pedidas.
Capacidade de resolução de problemas
A rotina diária desse profissional conta com situações diversas que podem prejudicar o fluxo de trabalho. Seja no momento de ajudar um cliente insatisfeito ou buscar a solução para uma máquina em mau funcionamento, é necessário ter pensamento rápido e capacidade de tomada de decisões para que tudo ocorra com maior eficiência possível.
Saber trabalhar em equipe
O trabalho do operador de caixa envolve o suporte a outros profissionais. Por isso, é importante que ele saiba trabalhar de forma cooperativa e esteja sempre aberto a auxiliar colegas no dia a dia. Além de ser uma habilidade bastante requisitada, por intermédio dela é possível trocar experiências e melhorar outras competências.
Conhecer o Código de Defesa do Consumidor
O Código de Defesa do Consumidor é a principal ferramenta jurídica utilizada para proteção dos direitos do consumidor e aplicação de normas a estabelecimentos comerciais. Quando uma pessoa se sente prejudicada, ela pode usar esse código a seu favor. Por isso, é fundamental conhecer suas normas.
Obviamente, trata-se de um documento grande e um operador de caixa não precisa decorar todas as suas passagens. Entretanto, ter compreensão do todo e como ele pode ser aplicado às suas atividades de trabalho é básico para evitar problemas no atendimento ao cliente.
Desenvolvendo as competências de um operador de caixa
O profissional que busca preparação para o mercado de trabalho e quer aprimorar essas habilidades tão requisitadas deve sempre estar atualizado. Por isso, é válido ler sobre questões relacionadas ao direito do cliente e conhecer novas ferramentas de informática que possam vir a ser empregadas em seu ambiente de trabalho.
Vale também conversar com outras pessoas da área e solicitar feedbacks. Desse modo, é possível entender em quais pontos se deve melhorar e trocar experiências que levam ao aperfeiçoamento de habilidades.
Por fim, é necessário ressaltar a importância dos cursos profissionalizantes como a qualificação em
Operação de loja da Fênix Educação.
Ele conta com uma metodologia exclusiva de ensino com foco em auxiliar o aluno, a fim de que ele consiga ampliar suas competências alinhadas às principais demandas do mercado de trabalho relacionadas a diversas atividades de atendimento ao cliente, inclusive a de um operador de caixa.